quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Olá,turmas!

Caros alunos(as), o Blog foi criado para vocês,para que possam divulgar os trabalhos que realizam durante as aulas de História.Espero que aproveitem essa nova sensação.Beijos,Pró Nayana.

56 comentários:

  1. Pró adorei esse blog é muito massa te gosto muito ok ... bjoks carine

    ResponderExcluir
  2. GRUPO=MILIANNY LOURDESMEIRE FLAVIA MONIQUE ADRIELE NOS VAMOS FALAR SOBRE OLIMPIADAS E O TEATRO GREGO OLA PRO QUEM FALA AQUI E MILIANNY EU INTENDE QUER AS OLIMPIADAS ACONTECIA EM UM TEATRO GREGO

    ResponderExcluir
  3. OLA PROFESSRA ADOREI seu blog como a senhora e tao responsavel oa nossa escola ta com moral beijos ASS; jaciany paula thielly francine

    ResponderExcluir
  4. GRUPO=MILIANNY LOUSDESMEIRE FLAVIA MONIQUE ADRIELE O NOSSO GRUPO QUE FALA SOBRE OS TEATRO GREGOS OS JOGOS OLIMPIDAS A EMAGEM DO TEATRO GREGO VARIOS JOGOS SAO FEITOS MUITOS GREGOS JOGAM

    ResponderExcluir
  5. aldf.ariel,luana,daiana,flavio.vamos falar sobre o trabalho da mulher na antiga grecia.

    ResponderExcluir
  6. ola pro ajente veio fala sobre o papel da mulher na grecia como e que era professora por favor responda?a ja ia me esquecedo como ela vivia la na grecia ASS:JACIANY E ANNA PAULA

    ResponderExcluir
  7. aldf,ariel,luana,daiana.flavio,o nosso trabalho e falar sobre o trabalho das mulheres da antiga grecia,que a gente entedeu muito sobre o nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  8. aldf,ariel,luana,daiana,flavio,a mulher na grecia não pudia sair antes do casamento,não pudia se encontra livremente com rapazes,para ficar longe das visita separadas até dos menbros masculino da própria familia.

    ResponderExcluir
  9. ALÓ PRO NAYANA COM VAI EU JÁ FIZ MEU COMENTÁRIO BONS DIAS MUITOS BEIJOS THCAU ASS:milianny good bay

    ResponderExcluir
  10. JA vamos embora te desejo paz e felicidade vamos trabalha vamos produzi a maquete que a senhora passou beijos ASS:JACY PAULA A pro a gente vai mandar o nosso email o de jaciany e assim JACY LOPES 2009 PODE ME ADD E AQUI E O DE ANA PAULA :paula.235@hotmail.com e add ela tambem THAU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. aldf,ariel,luana,daiana,flavio,a inferioridade da mulher e da sua posição pode ser atestada pela politica de aristotéles,que a justificava em virtude da não plenitude na mulher da parte racional da alma,o logos.observamos inclusive no texto aristolélico,que para tanto faz uso das palavras de sófocles,que as mulheres deviam.

    ResponderExcluir
  12. olá Ariel,Luana, Daiana e Flávio.O texto de vcs está correto.Entretanto, deixaria até logos.O final ficou confuso.BJS, Pró Nayana

    ResponderExcluir
  13. Tailane,taylana,leticia,patricia
    O papel da mulher na grécia e cuida da casa e gera muitos filhos e preferência homem com o nosso grupo entendeu que todas as mulher tem que trabalha.

    ResponderExcluir
  14. Isabela, Ariane,Alislane, Juliana Pessoae joyce Nascimento
    O Papel da Mulher na Grécia
    A mulher na Grécia ela tinha que cuidar da Família, dos filhos, da casa e ela era reprodutora ou seja, gerar filhos de preferência homens.

    ResponderExcluir
  15. Naiana, o e-mail das meninas tavam dando problema e pra resolver o problema eu coloquei o meu e-mail pra ajudar

    ResponderExcluir
  16. Achei a sua ideia sensacional, Nayana. O blog é uma maneira rápida e econômica de se comunicar com os alunos. Espero que outros professores façam o mesmo.
    Parabéns pela iniciativa.
    Miro

    ResponderExcluir
  17. Você faz parte da comissão de inventário da escola, Nayana. Precisava de alguém com urgência. Pensei em seu nome. Adalto é o presidente. Por favor, procure-o para maiores informações.

    ResponderExcluir
  18. O projeto Verde Vida está sendo implantado em nossa escola. Gostaríamos de integrá-lo à Literatura. Peça a sua querida mãe que nos envie algumas ideias sobre as possibilidades de inserir as produções literárias dos alunos na preservação do meio ambiente.
    Esse projeto visa a produção de mudas, que serão usadas na arborização da nossa escola e outras que faremos parceria. Que tal fazer parte também? Graça, Zel, Ana Maria e Ana Silveira já aderiram.

    ResponderExcluir
  19. Equipe;Alessandra;Larissa;Aline;Edlene;Viviane
    GRECIA ANTIGA ; A idéia de um festival esportivo nos moldes das olimpíadas surgiu na era antiga,aproximadamente 2500 a.c., quando os gregos realizavam festivais em honra a zeus conta a lenda que os jogos foram criados por hércules,que plantou a oliveira de onde eram retiradas as folhas para a confecção da coroa dos vencedores.
    O termo olímpico,chegaria quase dois mil anos depois.Em 776 A.C.,quando os nomes dos vencedores começaram a ser registrado,ifitos,o rei de ilia, fez uma aliança com licurgo,monarca de esparta,e clístenes,rei da pissa.O acordo foi selado no templo de hera, no santuário de olímpia,surgindo assim o nome olímpiadas.

    ResponderExcluir
  20. Nayana aqui e verana o trabalho da 5 ficou em nome pois elas não tinham orkut

    ResponderExcluir
  21. ALUNA:Verana dos Santos Silva

    TEXTO CRÍTICO SOBRE INDEPENDÊNCIA DO BRASILse tornar imperador veio pelo Correio, como explica o jornalista Eduardo Bueno, autor da trilogia "História do Descobrimento". Livros que deram uma visão diferente da história do nosso país.

    - Esta piada não é uma piada e ela não foi feita por brasileiros. Foi feita por venezuelanos e não era o Hugo Chavéz na época que disse: "A independência do Brasil veio pelo correio". Isto se refere as cartas ofensivas que Dom Pedro I recebeu da corte portuguesa e, depois de lê-las, resolveu proclamar a independência - conta o jornalista.

    Mas, o Brasil só se tornou independente 10 anos depois dos demais países. E, pior: não se tornou uma república, mas uma monarquia e ainda explorava o trabalho escravo. Atividade que ainda durou décadas. Mas por quê?

    - A Lei para acabar com a escravidão no Brasil já estava pronta desde 1.850 e o Congresso empurrava com a barriga. A situação saía do Congresso para não haver votação, depois entrava de férias... - explica Eduardo Bueno.

    No último livro de Eduardo Bueno: "A Coroa, a Cruz e a Espada: Lei, Ordem e Corrupção no Brasil", lançado no ano passado, ele relata os primeiros casos de corrupção. Será que mudou alguma coisa?

    - Sabe quem é considerado o pior governante do Brasil pelos historiadores? É o segundo governador-geral, o Duarte da Costa, que governou de 1.553 a 1.556. Antes de ser governador-geral no Brasil, ele era presidente do senado em Lisboa. Era um ladrão, um corrupto e que só beneficiava os amigos. Aqui no Brasil ele adquiriu vastas fazendas de gado. Coincidência? - ironiza o jornalista.

    Mas, neste 7 de setembro comemore. Comemorar significa rememorar, lembrar na companhia de muitos. E procure se conscientizar dos seus direitos e deveres para mudar o rumo dessa história.











    Sete de Setembro: polêmicas históricas

    No dia Sete de Setembro o Brasil, oficialmente, comemora sua independência, mas, para muitos historiadores a história contada nos livros escolares não é a história verídica. Muitos questionam o fato do Brasil ter conseguido sua independência sem dar um tiro ou derramamento de sangue. Alguns contam que na Venezuela havia uma piada de que a independência do Brasil veio pelo correio.

    Historicamente sabemos que no dia 7 de setembro de 1822 o príncipe-regente Dom Pedro I declarou o Brasil indetendente de Portugal, o que já era esperado depois dele manifestar em janeiro do mesmo ano que não iria para Portugal. A corte portuguesa exigiu dois milhões de libras esterlinas para reconhecer a "independência do Brasil". Recursos que Dom Pedro não tinha e teve que pedir empréstimo à Inglaterra.

    ResponderExcluir
  22. Texto critico da independência do Brasil



    O Brasil na minha opinião foi muito prejudicado com a independencia porque ele teve que pagar um preço alto
    para ter sua independencia reconhecida pelos portugueses.por sua vez,em 1825 a Inglaterra reconheci
    a independencia do Brasil mediante a renovação por
    15 anos os tratados que garantiam 15% nas taxas alfandegárias (Adailton,Benivaldo,Joamilson}

    ResponderExcluir
  23. Independência do Brasil

    A independência do Brasil não pode só ser lembrada no dia 7 de setembro mais sim todos os dias pois em muitos lugares ainda existe exploração de crianças e adolecentes.
    No dia 7 de setembro Dom Pedro I declarou a independencia do Brasil.

    ResponderExcluir
  24. Testo critico sobre o primeiro reinado

    Um dos fatores que provocou o fim do primeiro reinado,foi a sucessão da coroa portuguesa que provocou a luta dos dois Irmãos que foi,D Pedro P e
    D Miguel e com a luta D Pedro usou o dinheiro publico do Brasil.{Adailton,Benivaldo,Joamilson}

    ResponderExcluir
  25. república do brasil de (1945-1964)
    Com a deposição de Vargas e a realização de eleições para a As-sembléia Constituinte e para presidente (é eleito o General Eurico Gaspar Dutra, com apoio de Vargas), começa a “redemocratização” do país. Este período será caracterizado pela consolidação do populismo nacionalista, fortalecimento dos partidos políticos de caráter nacional e grande efervescência social. A indústria e, com ela, a urbanização, expande-se rapidamente.
    Equipe:Higor,Graziele,Laissa,Fábio,Jéssyca e Marcos

    ResponderExcluir
  26. Alunos:jessinalva,Luan,Suelane,Naiara e Tainá.


    Política Brasileira(1945-1964)


    Fatos importantes do governo Dutra:após o fim da ditadura de Getúlio Vargas,em 1945,foram convocadas eleições para presidente da república.
    Em 1964,existiam 31 estações de tv,que cobriam uma boa parte do território nacional.

    ResponderExcluir
  27. alunos: George,Thaianne,Josineia, Jadison e Tailane

    Politicas brasileira de (1945 e 1964)

    *Fatos importante do governo Dutra: Ápois as ondas de greve só em 1959 ocorreram 65 greves em todo pais.

    *A imigraçâo interna foi estimulados pela meseria e secas no sertâo nordestino mais também pelas novas oportunidades de trabalho e redes rodoviárias da regiâo sudestes.

    ResponderExcluir
  28. política brasileira Dutra(1946-1951)

    Após o fim da ditadura de Getúlio Vargas,com 1945.foram convocadas eleições para presidente da República.
    Venceu o general Eurico Gaspar, que governou de 1946 a 1950.

    Getúlio Vargas

    Em 1950 Getúlio Vargas foi eleito presidente. iniciou seu mandato 1951.Foi aprovado a criação da petrobrás,uma empresa de propriedade e controle nacional.

    joão goulart

    foi um ministro do trabalho.
    atendeu a grande parte das reivindicações dos grevistas e anunciou o aumento de 100% do salário mínimo.

    Juselino Kubitschek

    Foi o vice-presidente do café filho assumiu o governo e em 1955 foram realizados eleições presidências.
    mas até a posse de novo presidente,Juscelino Kubitschek.

    Jânio Quadros e João Goulart

    Em janeiro de 1961, Jânio Quadras eleito com a maior votação ate então dada a um candidato.
    Assumiu a presidência da República.

    O golpe militar de 1964

    O golpe militar provocou fortes reações.
    Muitos empresarios,altos oficiais,lote fundiarios e parte política consideraram a parte da igreja católica.

    Aluno:João Pedro,Wendel,Juliete,

    ResponderExcluir
  29. Alunas-Roseane,Raquel,Abiail,Mércia,Quézia,Caroline.

    Política Brasileira Dutra(1946-1951)

    Governo conservador desnacionalista e elitista plano SALTE
    Extinção do PCB em 1949- Governo anticomunista
    Classe operaria reage paralisando as atividades em São Paulo. Em resposta , o governo decreta uma lei que proibia as greves e deu continuidade à política de congelamento salarial aditada por Vargas 1943. O controle sindical.

    Getúlio Vargas

    Em 1950, Getúlio Vargas foi Eleito Presidente, iniciando o seu mandato em 1951. Seu Governo seguiu o nacionalismo econômico.

    Juscelino Kubitschek

    Logo após o seu governo, Juscelino Kubitschek (1956-1961) pôs execução o Plano de Metas.

    Jânio Quadros

    Eleito com a maior votação até então dada a um candidato assumiu a presidência da república.

    João Goulart

    Assumiu a presidência como chefe de estado, isto é representante da nação, mas sem o poder de governar.

    ResponderExcluir
  30. LUIS HENRIQUE
    JACKSON

    Dia da independência do BRASIL foi muito marcante por acontecer o dia do grito de d.pedro que foi o fico na verdade foi uma abaixo assinado das pessoas que queriam que ele ficasse e então ele aceitou a proposta de ficar e ajudar as pessoas.
    e até hoje a independência do BRASIL é lembrada por todas as pessoas idosas etc.

    ResponderExcluir
  31. Equipe;Paula;Deise;Danielly;Sheila;Lavinia;
    serie:7a

    Independência do Brasil
    No dia Sete de Setembro o Brasil, oficialmente, comemora sua independência, mas, para muitos historiadores a história contada nos livros escolares não é a história verídica. Muitos questionam o fato do Brasil ter conseguido sua independência sem dar um tiro ou derramamento de sangue. Alguns contam que na Venezuela havia uma piada de que a independência do Brasil veio pelo correio.

    Historicamente sabemos que no dia 7 de setembro de 1822 o príncipe-regente Dom Pedro I declarou o Brasil indetendente de Portugal, o que já era esperado depois dele manifestar em janeiro do mesmo ano que não iria para Portugal. A corte portuguesa exigiu dois milhões de libras esterlinas para reconhecer a "independência do Brasil". Recursos que Dom Pedro não tinha e teve que pedir empréstimo à Inglaterra.

    Mas, a decição de se tornar imperador veio pelo Correio, como explica o jornalista Eduardo Bueno, autor da trilogia "História do Descobrimento". Livros que deram uma visão diferente da história do nosso país.

    - Esta piada não é uma piada e ela não foi feita por brasileiros. Foi feita por venezuelanos e não era o Hugo Chavéz na época que disse: "A independência do Brasil veio pelo correio". Isto se refere as cartas ofensivas que Dom Pedro I recebeu da corte portuguesa e, depois de lê-las, resolveu proclamar a independência - conta o jornalista.

    Mas, o Brasil só se tornou independente 10 anos depois dos demais países. E, pior: não se tornou uma república, mas uma monarquia e ainda explorava o trabalho escravo. Atividade que ainda durou décadas. Mas por quê?

    - A Lei para acabar com a escravidão no Brasil já estava pronta desde 1.850 e o Congresso empurrava com a barriga. A situação saía do Congresso para não haver votação, depois entrava de férias... - explica Eduardo Bueno.

    No último livro de Eduardo Bueno: "A Coroa, a Cruz e a Espada: Lei, Ordem e Corrupção no Brasil", lançado no ano passado, ele relata os primeiros casos de corrupção. Será que mudou alguma coisa?

    - Sabe quem é considerado o pior governante do Brasil pelos historiadores? É o segundo governador-geral, o Duarte da Costa, que governou de 1.553 a 1.556. Antes de ser governador-geral no Brasil, ele era presidente do senado em Lisboa. Era um ladrão, um corrupto e que só beneficiava os amigos. Aqui no Brasil ele adquiriu vastas fazendas de gado. Coincidência? - ironiza o jornalista.

    Mas, neste 7 de setembro comemore. Comemorar significa rememorar, lembrar na companhia de muitos. E procure se conscientizar dos seus direitos e deveres para mudar o rumo dessa história.

    ResponderExcluir
  32. LUIS HENRIQUE
    JACKSON

    O movimento das idéias – O século XIX foi, para a Europa e o Brasil, um século de profundas transformações orientadas por um conjunto mais ou menos bem-definido de idéias: liberalismo, democracia e, por fim, socialismo. Para se compreender a história do Brasil no século XIX, é importante estudar com um pouco de atenção o significado dessas idéias.



    Liberalismo – A luta pela independência no Brasil não foi um movimento isolado. Outros países do continente americano e também da Europa estavam sendo sacudidos, no mesmo período, por agitações políticas e sociais.

    No final do século XVIII, o Iluminismo difundiu-se para a América, inspirando tanto a Inconfidência Mineira quanto a Conjuração Baiana. Mas o Iluminismo permaneceu, no século XVIII, uma filosofia restrita a uma mino­ria de pessoas cultas e instruídas, da qual faziam parte até mesmo alguns nobres e reis esclarecidos.

    Depois da queda de Napoleão em 1815, o Congresso de Viena restaurou o absolutismo em quase toda a Europa. Contra essa volta do absolutismo, eclodiram inúmeras revoluções em 1820 e, novamente, em 1830. Foi assim que, a partir de 1815, nasceu o liberalismo propriamente dito.

    Embora Iluminismo e liberalismo sejam praticamente sinônimos, há uma distinção sutil e importante entre ambos. A diferença está em que o liberalismo, ao contrário do Iluminismo, ganhou as camadas populares. Em certo sentido, o liberalismo foi a popularização do Iluminismo.

    Uma das importantes características do liberalismo é a sua defesa do individualismo. Para os liberais, o indivíduo deve ser colocado acima do Estado e não deve se tornar apêndice de um grupo, qualquer que seja ele. Por isso, desconfiavam das associações coletivas e temiam a anulação das individualidades pelos grupos.

    ResponderExcluir
  33. ALUNO:BRUNO,GILVAN,GILSILAN,GUSTAVO,TAIANE

    A independência do Brasil foi muito importante para o brasileiro, com a abertura dos porto industriais e com
    vários acontecimentos,finalmente contribuiu para independência do Brasil.Nem todas as províncias aceitaram pacificamente a independência do Brasil,mais
    nem todos os países reconheceram a independência,o primeiro país a reconhecer foi o EUA que tinha interesses industriais.

    ResponderExcluir
  34. alunos-silas e wesley


    a Independéncia do Brasil foi uma vitória Maravilhosa para nos Nem todas as provincias aceitaram a Independéncia do Brasil o reconhecimento da Indepedencia demorou o primeiro pais a reconhece a Independencia do brasil foi os Estados Unidos que tinha intereses em 1825.portugal reconhece a Independencia do brasil diante o pagameto de uma indenização de 2milhão de reais.

    ResponderExcluir
  35. ALUNAS;ANA CAROLINE BIANCA CAROLANE JAQUELINE STA ,LARISSA MARIANE REBECA THINARA serie; 7a

    A independência do brasil foi favorável para todos.Mais com isso Vinheram vários acontecimentos ma do brasil foi favorável para todos.Mais com isso Vinheram vários acontecimentos marcantes como o dia do fico que D.Pedro decidio ficar
    no brasil para tentar conseguir a independência .Mas demorou para todos os paises conciderarem o brasil

    ResponderExcluir
  36. jucimária noemy maria heloisa. em 07 de setembro de 1822 foi declarada a independencia do brasil. 08 de setembro de 2008 sete polemicas historicas . no dia sete de setembro o brasil oficialmente comemora a sua independencia mas para muitos historiadores a um processo de independencia do brasil. tem por objetivo analisar a forma critica o verdadeiro significado da independencia.

    A separação política entre a colônia do Brasil e a metrópole portuguesa foi declarada oficialmente no dia 7 de setembro de 1822.

    O processo de independência começa com o agravamento da crise do sistema colonial e se estende até a adoção da primeira Constituição brasileira, em 1824.

    Cresce a condenação internacional ao absolutismo monárquico e ao colonialismo. Aumentam as pressões externas e internas contra o monopólio comercial português e o excesso de impostos numa época de livre-mercado e circulação de mercadorias.

    A instalação da Corte portuguesa no Brasil, em 1808, contribui para a separação definitiva das duas nações. A abertura dos portos, a elevação da colônia à situação de reino e a criação do Reino Unido de Portugal, e Algarve praticamente cortam os vínculos coloniais e preparam a independência. Com a Revolução do Porto, em 1820, a burguesia portuguesa tenta fazer o Brasil retornar à situação de colônia.

    A partir de 1821, as Cortes Constituintes - o Parlamento lusitano - tomam decisões contrárias aos interesses brasileiros, como a transferência de importantes órgãos administrativos para Lisboa. Também obrigam Dom João VI a jurar lealdade à Constituição .

    ResponderExcluir
  37. O Primeiro Reinado - 1822/1831 - foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar as estruturas socioeconômicas vigentes. Do outro, D. Pedro I pretendendo aumentar e reforçar o seu próprio poder, evidenciado na marca característica da Constituição outorgada de 1824: o Poder Moderador exclusivo do imperador.

    A política autoritária de D. Pedro I sofreu forte oposição na imprensa e na Câmara dos Deputados. A situação daí resultante, agravada pelos problemas econômicos e financeiros do país, minaram a popularidade do imperador. Este, apesar do apoio de alguns setores da sociedade, como o Partido Português, não conseguiu reverter a crise. Assim, na madrugada do dia 7 de abril de 1831, declarou sua abdicação ao trono em favor do filho menor, o príncipe imperial D. Pedro de Alcântara.�

    ResponderExcluir
  38. O Primeiro Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro I. Tem início em 7 de setembro de 1822, com a Independência do Brasil e termina em 7 de abril de 1831, com a abdicação de D. Pedro I.



    Bandeira do Brasil no Primeiro Reinado Bandeira do Brasil no Primeiro Reinado

    Reações ao processo de Independência

    Em algumas províncias do Norte e Nordeste do Brasil, militares e políticos, ligados a Portugal, não queriam reconhecer o novo governo de D. Pedro I. Nestas regiões ocorreram muitos protestos e reações políticas. Nas províncias do Grão-Pará, Maranhão, Piauí e Bahia ocorreram conflitos armados entre tropas locais e oficiais.

    Constituição de 1824

    Em 1823, durante a elaboração da primeira Constituição brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes do imperador. Foi uma reação política a forma autoritária de governar do imperador. Neste mesmo ano, o imperador, insatisfeito com a Assembléia Constituinte, ordenou que as forças armadas fechassem a Assembléia. Alguns deputados foram presos.

    D.Pedro I escolheu dez pessoas de sua confiança para elaborar a nova Constituição. Esta foi outorgada em 25 de março de 1824 e apresentou todos os interesses autoritários do imperador. Além de definir os três poderes (legislativo, executivo e judiciário), criou o poder Moderador, exclusivo do imperador, que lhe concedia diversos poderes políticos.

    A Constituição de 1824 também definiu leis para o processo eleitoral no país. De acordo com ela, só poderiam votar os grandes proprietários de terras, do sexo masculino e com mais de 25 anos. Para ser candidato também era necessário comprovar alta renda (400.000 réis por ano para deputado federal e 800.000 réis para senador).

    Guerra da Cisplatina

    Este foi outro fato que contribuiu para aumentar o descontentamento e a oposição ao governo de D.Pedro I. Entre 1825 e 1828, o Brasil se envolveu na Guerra da Cisplatina, conflito pelo qual esta província brasileira (atual Uruguai) reivindicava a independência. A guerra gerou muitas mortes e gastos financeiros para o império. Derrotado, o Brasil teve que reconhecer a independência da Cisplatina que passou a se chamar República Oriental do Uruguai.

    Confederação do Equador

    As províncias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará formaram, em 1824 a Confederação do Equador. Era a tentativa de criar um estado independente e autônomo do governo central. A insatisfação popular com as condições sociais do país e o descontentamento político da classe média e fazendeiros da região com o autoritarismo de D.Pedro I foram as principais causas deste movimento.

    Em 1824, Manuel de Carvalho Pais de Andrade tornou-se líder do movimento separatista e declarou guerra ao governo imperial.

    O governo central reagiu rapidamente e com todos as forças contra as províncias separatistas. Muitos revoltosos foram presos, sendo que dezenove foram condenados a morte. A confederação foi desfeita, porém a insatisfação com o governo de D.Pedro I só aumentou.
    Desgaste e crise do governo de D.Pedro I

    Nove anos após a Independência do Brasil, a governo de D.Pedro I estava extremamente desgastado. O descontentamento popular com a situação social do país era grande. O autoritarismo do imperador deixava grande parte da elite política descontente. A derrota na Guerra da Cisplatina só gerou prejuízos financeiros e sofrimento para as famílias dos soldados mortos. Além disso, as revoltas e movimentos sociais de oposição foram desgastando, aos poucos, o governo imperiaL

    Em 7 de abril de 1831, D.Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com apenas 5 anos de idade. Logo ao deixar o poder viajou para a Europa.aluna; Verana dos Santos 7B

    ResponderExcluir
  39. wesley
    silas


    O Primeiro Reinado - 1822/1831 - foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar as estruturas socioeconômicas vigentes. Do outro, D. Pedro I pretendendo aumentar e reforçar o seu próprio poder, evidenciado na marca característica da Constituição outorgada de 1824: o Poder Moderador exclusivo do imperador.

    A política autoritária de D. Pedro I sofreu forte oposição na imprensa e na Câmara dos Deputados. A situação daí resultante, agravada pelos problemas econômicos e financeiros do país, minaram a popularidade do imperador. Este, apesar do apoio de alguns setores da sociedade, como o Partido Português, não conseguiu reverter a crise. Assim, na madrugada do dia 7 de abril de 1831, declarou sua abdicação ao trono em favor do filho menor, o príncipe imperial D. Pedro de Alcântara.�

    ResponderExcluir
  40. GRUPO CARLA,ADNA,RAFAELA.
    A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL É UMA DATA MUITO IMPORTANTE
    PARA NOS BRASILEIRO.EM 7 DE SETEMBRO DE 1822 FOI PROCLAMADA A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
    EM 1825 PORTUGAL RECONHECE A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
    O BRASIL NÃO É INDEPENDENTE DÊ VOCÊ SEU GRITO DE INDEPENDÊNCIA TRABALHEM ECONOMIZE E ASSIM VOCÊ SERÁ INDEPENDENTE.O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DA INDEPENDÊNCIA DEMOROU.
    O PRIMEIRO PAÍS A RECONHECER A INDEPENDÊNCIA FOI OS ESTADOS UNIDOS.

    ResponderExcluir
  41. 8a grupo:Adriele tais tiago rafael alison

    Dutra ponto positivo
    a pós o fim da ditadura de getúlio vargas,em,foram convocados eleições para presidente da república.
    venceu o general eurico gaspar dutra, que gorvenou de
    a 1950.


    ponto negativo

    em meio a uma intensa onda anticomunista,o país rompeu relações diplomáticas a união soviética.
    a escola superior de guerras,fundada em 1949 com ajuda de militares americanos ,tornou-seum centro de aprendizagem e difusão do pensamento capitalista e do combate ao comunismo.


    vargas ponto positivo
    em 1950,getúlio vargas foi eleito a presidente iniciando seu mandato em 1951.seu gorverno seguiu o nacionalismo econômico.
    políticos empresários da direita desconfiavam das intenções do presidente e se opunham a seus projetos.

    ponto negativo
    outras dificuldades era a situação econômica do pais marcada do pela alta de preços e pelos baixos salários.Em 1953,desafiados a lei que impedia as greves,irromperam movimentos grevista em são paulo.

    ResponderExcluir
  42. alunos:Adrielly,Rodrigo,Lucas,Olivia,Débora,Carolina,Jamile,Jamile Oliveira,
    Portugueses e espanhois estavam a procura de riquezas e dispostos a tomar a força o que buscavam.Os nativos da América foram surpreendidos com a chegada daqueles homens de costumes tão estranhos.Para os astecas,eram enviados dos deuses.
    No íntimo,montezuma sentia-se culpado ,pois se desviarados ensinamentos de Quetzacoatl,o grande deus-criados adorado pelos povos do Império astecas.

    ResponderExcluir
  43. alunos:leandro, mariana,amanda,joice,ingred

    A colonizaçâo espanhola
    As terras e os povos conquistados pelos espanhóis foram considerados propriedades dos reis da espanha.
    Por volta de 1540 iniciou-se a colonização, e o rei tratou de organizar e controlar a exploração das riquezas americanas. Dividiu o território em quatro vice-reinos e quatro capitanias
    Um sistema chamado"ecomienda" signifcou para os indígenas uma exploração cruel. Os indígenas foram também obrigado ao trabalho nas minas.Pela"mita", os espanhóis exigiam dos chefes idígenas que sorteassem
    aqueles que trabalhariam para os colonos por um certo periodo. Os sorteados recebiam um pagamento imfinimo.

    ResponderExcluir
  44. ALUNAS: Juliana Joseane Eduarda Larissa Roseane
    Colonização Espanhola.
    Em nosso ver,esta colonização foi muito negativa . Pois os povos indigenas eram obrigados a trabalhar para os europeus como forma de pagamento de seus impostos .E os espanhois que não eram bobos justificavam o trabalho forçado , usavam o costume (mita) que era o trabalho em obras públicas e nas terras do Imperador.elaborado no dia 20/11/2009.

    ResponderExcluir
  45. nome da equipe;danylo,david,fabinho

    data:20/11/09 criticaa da colonizacã portuguesa

    portugueses e espanhões estaram a procura riquezas edesposto a tomar força.oque buscavão. os nativos da america foran surprendidos com a chegada daqueles homens de costumes tão estranhos.para a maioria dos comqistadores espanhoes reinos ben busca de riqueza facil fama e titulo de nobreza eterras.os incas resistiranaos espanhoes ate 1572 quando foi preso e decapitado tupan amaru o ultimo herdeiro do inperio inca.
    O rei autorizava a escravizacão de indejenas rebeldes ou capturado en guerra.
    muitos colonos organizaran a expedecão de caça dos indejenas eos marcaran a ferro para indican sua condicão.

    ResponderExcluir
  46. alunos.Edvan,sealtiel


    Colonizaçao Portuguesa

    Na epoca do imperador Motezuma,o imperio asteca atingiu o maximo de sua grandesa e organizaçao o imperador era uma pessoa sagrada considerada a encarnaçao do sol e seu poder Nao tinha limites.Mas
    montezumo nao era Feliz.Nos ultimos anos uma serie de sinais inquietantes o angustuiavam.ouve incendios inesplicaveis e inposiveis de seren apagados cometas cruzaram o ceu por horas os indios se cruzaram e se reuniram pra fazer a sua parte e se davam muito mal.

    ResponderExcluir
  47. Nomes.Jonatha;Wellington;edson;Mailson

    atividade

    Nos entendemos que.As terras e os povos comquistado pelos espalhois forom considerados propriedade dos rei
    da espalha e também por volta de 1540 iniciou-se ancolonização io rei tratou de organiza o contratos a esproração das riquesas americanas dividio o teritorio em quatro capitais e par govenate nomeou nobres com prénos poderes os indigenos foram também obrigados ao trabalho nas minas.

    ResponderExcluir
  48. helder,joão Matias,robson,jivanilson

    O papel da mulher na grecia

    o papel da mulher na grecia era cuida dos filhos,cuida da casa,ela não podia participar das eleições o casamento era aranjado

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. alunos daniela graziela bruna

    o papel da mulhe na grecia

    o papel dela era gera muitos filho cuidava da casa da familias
    metadi da populacaõ era contituida por escravo podia ser determinada pelos nacmentos das criancas a mulhe
    se dedicava cada dia a cuida das criancas das comidas e das obrigacoes de casa mais eu naõ acho certo isso

    ResponderExcluir
  51. grupo fabricia jameli juliana PESSOA
    O PAPEL DA MULHER NA GRECIA ERA CUIDAR DA CASA CUDAR DOS FILHOS CUIDA DA FAMILIA NAO SAIA DE CASA OCASAMENTO ERA ARRRANJADO ERA RESPONSAVEL COM A FAMILIA GERAVA MUITOS FILHOS .

    ResponderExcluir
  52. Por : Silvana,Felipe,Ednilson,Milton,Joice,Daniele,Dora
    Analise da política brasileira (1946-1964)
    Dutra
    Negativo:Em seu governo,o Brasil colocou-se claramente do lado Americano na guerra fria.Em 1947 o partido comunista foi declarado ilegal,sob a elegacão de ser uma organização internacional e subversiva (que pretende destruir a ordem política,social e econômica estabelecida,revolucionaria).
    Positivo:De caráter liberal, a constituição de 1946
    restabeleceu eleições direitos em todos os niveis incorporou os direitos trabalhistas e garantiu amplos direitos individuais,eliberdades de culto de expressão e de locomoção inviolabilidade do domicilio e de correspondência e etc.

    ResponderExcluir
  53. Por:Jéferson-Adielson-Silas- Romário-Noelia

    Trabalho de História sobre:
    Análise Política Brasileira

    Sobre o governo de Dutra

    O general Eurico Gaspar Dutra governou de 1946 a 1950. Em seu governo, o Brasil colocou-se de modo claro, do lado americano, na Guerra Fria.

    Sobre o governo de Vargas

    Em 1950, Getúlio Vargas foi eleito presidente.
    Seu governo seguiu o nacionalismo econômico.
    Políticos e empresários da DIREITA desconfiavam das suas intenções e se opunham a seus projetos. Apesar dos obstáculos, depois de intensa campanha popular, foi aprovada a criação da empresa Petrobrás.

    Sobre o governo de Kubitscheck

    No início do seu governo(1951-1961) pôs em execução o Plano de Metas, Um ambicioso programa sb o lema"50 anos de progresso em 5 anos de governo". Outro símbolo do governo de Juscelino Kubitscheck foi a construção de Brasĺia.

    Sobre o governo de Quadros

    Em Janeiro de 1961, Jânio Quadros-eleito com a maior votação até então dada a um candidato-assumiu a presidência da república. Jânio prometia moralizar o país , acabar com a corrupção e governar para os pobres. Condenou a tentativa dos americanos de invadir Cuba e, em agosto de 1961, condenou Ernesto Che Guevara, um dos líderes da Revolução Cubana, com a ordem do Cruzeiro do Sul.

    Sobre o governo de Goulart

    Em 24 de agosto de 1961, o governador Carlos Lacerda denunciou que Jânio Quadros estaria preparando um golpe. Depois renunciou seu governo, sem explicar claramente essa decisão. Caberia ao vice, João Goulart assumir o poder-fato inaceitável para os minístros militares, pois o consideravam "comunista".
    João Goulart assumiu a presidência como chefe de estado, ou seja, representante da nação, mas sem o poder de governo.
    No dia 06 de Janeiro de 1963, realizou-se um plebiscito para decidir pela continuação do parlamentarismo. Cerca de 82% da população voltou"não". Voltava o presidencialismo. João Goulart assumiu o poder como chefe de estado e de governo e ainda tinha três anos de governo pela frente.

    ResponderExcluir
  54. Alunos; Layza, Dionisio, wagner, Graziele, Marcos André, Maria Aparecida. 8ªB.

    VARGAS

    O governador de Vargas ele seguiu o nacionalismo econômico, e apesar de vários obstacúlos foi aprovado a criação de Petrobrás, empresa de propriedade e controle nacional e única autorizada a explorar o Petróleo no Brasil.

    ResponderExcluir
  55. por:Jessica santos,Gilvandro


    positivo Juscelino Kubitschek:a exclusão de metas,a
    pretensão de um rápido desenvolvimento do país,entre
    1956-1961 a produção brasileira cresceu 80% principalmente nas indústrias automobilista e a criação de Brasília.

    negativo:poucas regiões do país usufruíram do crescimento.

    positivo Getúlio vagas:foi aprovada a criação da petrobrás ,seu governo seguiu o nacionalismo econômico.

    negativo:dificuldade marcada pela alta dos preços e pelos salários Baixos

    positivo Dutra:colocou-se clara mente do lado americano na guerra fria, incorporou direitos trabalhistas e garantiu individuas.

    negativo.pois-se do lado americano nos guerra fria , o partido comunista foi declarado ilegal.

    positivo. GOV.DUTRA -colocou-se Clara mente do lado
    americano na guerra fria, imcorporou direito trabalhista

    ResponderExcluir
  56. Caros alunos, o prazo para postar os trabalhos no Blog terminou.Desejo a todos um fim de ano de muito sucesso.Beijos, Pró Nayana.

    ResponderExcluir